quarta-feira, 11 de março de 2009

Os Centauros


Os centauros são uma das poucas espécies de todas as criaturas mitológicas que não são considerados monstros aterradores. Há, contudo, um curto acontecimento que gostaria de relatar. Na festa de casamento entre Hipodâmia e Píritos, Eurátion, um dos centauros, tendo passado um pouco do limite permitido com o vinho, acabou tentando violentar a noiva; outros centauros na festa seguiram seu exemplo causando assim um balbúrdia horripilesca e a morte de grande parte deles. A batalha dos lápites e centauros foi uma famosa batalha da qual eu nunca ouvira falar em toda a minha vida e que, aparentemente, foi tema de poetas e escultores da antiguidade.
Em verdade a fama desse povo se dá graças ao magnífico Quíron. (Ainda bem, não?!)
Discípulo de Artémis e Apolo, aprendera as artes da música, caça, medicina e profecia. Fora mestre de grandes homens incluindo aquele que é conhecido como Esculápio, cultuado pelos romanos por ter sido aquele trouxe um homem de volta a vida. Júpiter, à pedido do irmão Plutão, atirou um raio fulminante em Esculápio, que depois de morto, foi aceito entre os deuses. Quíron, por sua vez, quando bateu os cascos, Júpiter, em homenagem a essa grande figura, colocou-o nos céus representando a constelação de Sagitário.
Essa raça especial é conhecida pela sua garra pela aventura, pela busca pelo desconhecido. Audazes, correm livres e desempedidos pelas pradarias geralmente solitários, em busca de conhecimento da vida. Tendem a viver um pouco mais que os homens comuns. Cerca de algumas décadas. Obviamente nômades, eles caçavam não tão primitivamente quanto nós, reles mortais. Atualmente tiveram que abandonar sua natureza e vivem em lugares remotos como as ilhas no norte da Irlanda e o arquipélago no sul da América latina. Vivem como Quíron: a espera de um lugar entre os deuses rogando para Apólo e Ártemis para que voltem novamente seus olhos para essa civilação tão débil que é a humanidade.




Na foto, Quíron brinca com Aquiles nos braços.

Um comentário:

Unknown disse...

Você acha que ainda existem muitos centauros por aí???

oO