quinta-feira, 15 de maio de 2008

Terêncio

Uma pseudo-leitura de:

O Eunuco

Ato V

Cena V

Entra a falar sozinho, o Velho, pai dos protagonistas.

VELHO – Assim, perto do campo, é que é maravilhoso de morar. Quando me farto da cidade, mudo logo de lugar. Ora, se ali não vejo Parmenão? Mas é ele mesmo. (Voltando-se a Parmenão) De quem estás à espera, Parmenão, aqui diante de nossa porta?

PARMENÃO – Sinto-me feliz por chegares em boa saúde, senhor.

VELHO – De quem é que estás a espera?

PARMENÃO – Estou perdido; minha língua paralisa de medo.

VELHO – Hein? Por que tremes? Está tudo bem? Diz-me!

PARMENÃO – (apavorado e hesitante)Senhor, primeiro queria que acreditasses no seguinte: tudo o que aconteceu não foi culpa minha.

VELHO – Mas o que foi?

PARMENÃO – Tens toda a razão de perguntar.(respira fundo e continua) Fédria, seu filho, comprou um eunuco para dar de presente.

VELHO – A quem?

PARMENÃO – A Taís.

VELHO –(arregala os olhos) Comprou?!(palmada na testa) Estou perdido! Por quanto?!

PARMENÃO – Por vinte minas.

VELHO – Estou arrumado.

PERMENÃO – Além disso, seu outro filho, Quérea, está apaixonado por uma tocadora de lira.

VELHO – O que?! Está apaixonado? Por acaso ele veio pra cidade? É uma desgraça atrás de outra.

PARMENÃO – Patrão, não olhes pra mim, ele não fez isso instigado por mim.

VELHO – Pára de falar de ti, patife...mas conta-me primeiro tudo, seja o que for.

PARMENÃO – Ele foi levado pra casa de Taís em vez do eunuco para que pudesse se aproximar da amada.

VELHO – Em vez do eunuco?

PARMENÃO – É verdade. Depois prenderam-no lá dentro como adúltero e amarram-no, para lhe fossem arrancados os meios.

VELHO – Fudeu! Ainda falta alguma desgraça ou perda que não tenhas me contado?

PARMENÃO – É só isso.

VELHO – (irritado com o escravo) E o que é que eu estou esperando pra entrar na casa de nossa vizinha cortesã?

PARMENÃO – Algo me diz que vai sobrar pra mim dessa história toda. Porque fui dar idéia ao menino. Agora é que me lasco de vez!

2 comentários:

Carolina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carolina disse...

PARMENÃO – É verdade. Depois prenderam-no lá dentro como adúltero e amarram-no, PARA QUE LHE FOSSEM ARRANCADOS OS MEIOS.

CAROLINA - (com as sobrancelhas franzidas) Tadiiinhooooo!

VELHO – Fudeu!* Ainda falta alguma desgraça ou perda que não tenhas me contado?

CAROLINA - (rindo para cara Léo) Vó, eu não sou mais moça! Sou um moço!





*tá escrito isso mesmo??? oO
Fui eu quem apagou o comentário anterior, era o mesmo, mas tinha um erro... :P