domingo, 26 de outubro de 2008

O que será que será?

Pedra. Água. Ar.
Energia.
Futuro. Passado.


Não, não estamos tratando do Capitão Planeta. Falo aqui sobre um momento de reflexão sobre uma pedra, observando-se o mar, respirando profundamente, e pensando sobre tudo que se foi e tudo que poderia vir.


Tudo corre muito rápido pra percebermos o que está acontecendo naquele exato momento. Pessas poucas, como Cicero ou Bismark, conseguiram enxergar os passos que estavam dando e o rumo das consequências que seguiam-se.


O que importa é que nosso futuro é negro. Vejo apenas nosso caos urbano entrando em colapso e eclodindo num grande sitiamento, gerando uma guerra civil sem mesura histórica. A imagem é mais ou menos a seguinte: nosso país tem câncer nas mais variadas localizações. E eis que todas crescem absurdamente a ponto de explodirem e acabarem com ele, sobrando apenas cicatrizes de um mundo onde existe apenas a terra de niguém. Infelizmente, as poucas possibilidades de salvação conseguimos criar não são suficientes para suprir toda a destruição da ganância humana.


Tudo bem. É uma visão pessimista, é verdade. Me queimem na fogueira se julgarem necessário. Mas não sei se podemos ter uma outra perspectiva em relação as nossas próximas três gerções. O que será de nós, enquanto geradores de um mundo onde as pessoas não poderão sair nas ruas, e no qual provavelmente teremos um toque de recolher? O que pode acontecer num mundo onde, em grande parte, apenas a discórdia e as intrigas prevalecem? Onde cada um é deus do seu pequeno e ridículo mundo, e Deus, Pai, não é ninguém a não ser um simbolo de uma religião quase extinta e desacreditada.




O mundo tornou-se grande demais e sobrou pouco espaço para os diplomatas e sua politicagem. Voltamos à era da força bruta. À era da boa e velha lei da mãe natureza, que sabe muito bem o que faz. Ao menos optou pela direção certa pra sobreviver: a humanidade ter de pagar pela trilha do desenvolvimento, da produção inconseqüente de tudo, da visão do crescimento individual.
Um dia ela poderá descansar em paz.


Pedra. Água. Ar.
Energia.
Passado. Futuro.

Morte.

Semente.

Vida.

Nenhum comentário: